Início Conteúdos Artigos técnicos O que é um sensor indutivo?

O que é um sensor indutivo?
Por Lucas Lino, técnico da Digel Elétrica Ltda.

Os sensores indutivos são sensores que detectam a presença de materiais condutores de energia elétrica de natureza metálica.
Essa detecção é feita através da incidência de um campo eletromagnético oscilante sobre o espaço, quando um metal entra nesse campo, ele absorve parte do campo tornando-o mais fraco. Essa “perda de força” do campo é detectada pelo circuito eletrônico do sensor que o transforma em um sinal de saída, que dependendo do tipo pode ser a atuação de um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou de corrente (saída analógica).

Esse tipo de sensor é principalmente aplicado para substituir chaves tipo fim-de-curso, pois oferecem maiores vantagens em relação a essas chaves tradicionais.
A maior vantagem é dada pelo fato deste sensor não necessitar de um contato físico para atuar, ou seja, a detecção é realizada com uma simples aproximação do objeto. Isso proporciona maior durabilidade, alta velocidade de comutação e maior nível de confiabilidade se comparar com as chaves fim de curso.
Mas é claro que essa não é a única aplicação desse tipo de sensor, pois há aplicações que só são possíveis com o uso desse tipo de sensor, como por exemplo, para contar peças, medir velocidade, detectar materiais de baixa resistência mecânica, entre muitas outras.



 
Destaques:
Banner

 

 

Acompanhe: