Home > Conteúdos Técnicos > Artigos > Como detectar parada de motor elétrico?

Como detectar parada de motor elétrico?


SZS_WEG

Aplicações cuja inércia do movimento pode continuar mesmo após a abertura de um acesso por parte do usuário é perigosa e insegura.
Muitos utilizam relé de tempo combinado à trava de porta (chave fim de curso com solenoide), porém utilizar temporizadores é um erro !
O correto é monitorar a ausência de rotação do motor para então liberar a trava da chave. Para isso apresentamos o SZS da WEG.
Um relé de segurança que detecta parada de motor elétrico (detector de ausência de movimento).

- Modo de funcionamento: Em caso de desligamento os motores elétricos permanecem girando por inércia produzindo uma tensão residual que diminui proporcionalmente a velocidade de rotação. A tensão residual é monitorada pelo SZS com o objetivo de detectar a condição de parada do motor.

O equipamento é capaz de monitorar a ligação elétrica entre o enrolamento do motor e os bornes de entrada do SZS, de forma a evitar que a ruptura do fio ou anomalia seja detectada como uma condição de parada.
- Aplicações: O SZS é adequado para o controle de parada para qualquer tipo de motor sendo de corrente continua ou alternada, monofásicos ou trifásicos, assim como utilizá-lo em conjunto com soft-starters e inversores de frequência.

- Características: O Monitor de Movimento Zero SZS possui um contato de segurança do tipo NA disponível nos terminais 13-14, e um contado auxiliar do tipo NF nos terminais 21- 22. O monitor possui um circuito em duplo canal, compatível com sistemas categoria 3 de segurança (SIL2 e PLd).

Mais informações em: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-monitor-de-movimento-zero-de-seguranca-zero-speed-szs-w-22-10002375243-manual-portugues-br.pdf

 

Endereço

Rua Mariz e Barros, 34 – Ipiranga – São Paulo/SP

Telefones

11 2065-7875

E-mail

digel@digel.com.br

Atendimento

Seg - Sexta | 8:00 - 18:00