CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(11) 2065-7875
digel@digel.com.br
Home > Conteúdos Técnicos > Artigos > O que é um sensor fotoelétrico?

O que é um sensor fotoelétrico?

O sensor fotoelétrico é um sensor que detecta objetos por meio de um feixe de luz.
Seu funcionamento é feito por um emissor de luz (led infravermelho, luz visível, etc.) e um receptor para esta mesma luz. Isso pode ser realizado de três formas, de acordo com o modelo do sensor:

Difuso: É um tipo de sensor que possui o emissor de luz e o receptor lado a lado e no mesmo corpo (envólucro). O emissor emite um feixe de luz, se algum objeto entra na frente deste feixe a luz é refletida na superfície do material do objeto e volta para o receptor do sensor, fazendo assim a detecção que é convertida em comutação de contatos NA ou NF ou transistor para corrente alternada ou corrente contínua.

sensores_fd

Barreira: O sensor do tipo barreira é divido em duas partes, o emissor e o receptor (em envólucros/peças diferentes). Nessa modalidade o emissor e o receptor são fixados frontalmente, fazendo com que a luz do emissor seja emitida diretamente para o receptor continuamente. Quando um objeto passa no espaço entre os dois, interrompe o feixe de luz, fazendo com que ela não chegue ao receptor. Assim é detectada a presença do objeto e o receptor do sensor comuta sua saída, que pode ser através de contatos NA ou NF ou então transistor para corrente alternada ou contínua.

sensores_fb

Retroreflectivo: Assim como o modelo difuso, este sensor tem o emissor e o receptor lado a lado, porém funciona como os modelos de barreira. Isso é possível por conta de um espelho prismático fixado frontalmente com o sensor que reflete a luz, a partir daí, atuará como o sensor de barreira, ou seja, o sensor acionará sua saída quando algum objeto passar entre o espelho e o sensor.
sensores_fr

CONTEÚDOS TÉCNICOS

ARTIGOS

VÍDEOS
Rua Mariz e Barros, 34 – Ipiranga – São Paulo/SP – CEP: 01545-010 - (11) 2065-7875
© 2016 Digel. Todos os direitos reservados.