CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(11) 2065-7875
digel@digel.com.br
Home > Conteúdos Técnicos > Artigos > O que é um sensor capacitivo?

O que é um sensor capacitivo?

Sensores capacitivos são sensores que detectam qualquer tipo de massa.

Seu funcionamento se dá por meio de incidência de um campo elétrico que é gerado por cargas elétricas em sua face, formando assim um capacitor. 
É característica de todo capacitor o aumento de sua capacitância quando colocamos algum tipo de massa dielétrica (isolante) entre seus eletrodos (os eletrodos são onde são armazenadas as cargas), sendo assim, quando aproximamos qualquer material líquido ou sólido à face do sensor, ele atuará como massa dielétrica aumentando a capacitância. Por fim, o circuito eletrônico do sensor detecta essa variação de capacitância e atua sua saída, que pode ser um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou corrente (saída analógica).

Os sensores capacitivos têm uma ampla gama de aplicações que, de acordo com os modelos fornecidos pelos fabricantes, podem partir de uma simples detecção de qualquer material, por exemplo, para contagem em substituição as chaves fim-de-curso, até detector de líquidos. 

CONTEÚDOS TÉCNICOS

ARTIGOS

VÍDEOS
Rua Mariz e Barros, 34 – Ipiranga – São Paulo/SP – CEP: 01545-010 - (11) 2065-7875
© 2016 Digel. Todos os direitos reservados.